Cor do ano de 2025, tom de cinza é aposta de marcas na BFSHOW

Moonbeam Grey, eleito pela Pantone como a tonalidade do próximo ano, já aparece nas coleções de invernos de bolsas e sapatos

Todos os anos, a Pantone, autoridade mundial em cores, identifica uma tendência que deve dominar a moda nos meses seguintes. Para 2025, a empresa aposta no Moonbeam Grey – uma tonalidade mais clara de cinza, que faz referência à claridade de um “raio de lua”. A cor já está presente entre as coleções apresentadas na BFSHOW, maior feira calçadista do Brasil, que aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

A marca Anacapri, do grupo Azzas 2154, buscou no estilo europeu a maneira de abordar a cor na sua nova coleção. Segundo o gerente de Marketing Marcelo Bohm Ferreira, o tom é uma aposta muito forte no inverno da marca. “Colocamos esse cinza em vários modelos, principalmente nos calçados inspirados no estilo Lady Like”, afirma. A tendência, com referências da moda dos anos 40, abusa de laços, rendas e babados  e  chega forte para a próxima temporada. “Vimos muito tanto a cor quanto o estilo em nossas viagens de pesquisa, e trouxemos essa combinação como aposta para o Brasil. A cor Moonbeam Grey assume o papel do “novo básico” do inverno, um new black que dá um toque diferente para a coleção.”

O cinza claro aporta luz a uma coleção dominada por tons escuros, além de fazer referência ao conforto da alfaiataria, que sempre foi marcada pela tonalidade. Essa é a análise da Jorge Bischoff. Segundo Peterson Rosa, analista de Marketing Multimarcas do Grupo, o tom, batizado pela marca de “cinza Alasca”, confere leveza às bolsas e calçados da temporada que, no geral, são mais puxados para os tons terrosos. “No inverno, a aposta maior é sempre pelos tons fortes, como marrom, preto e vermelho. Esse cinza traz luz para essa escuridão, fazendo referência à transição do começo do inverno. É um ponto de luz dentro da vitrine dos lojistas”, completa. 

O Moonbeam Grey também aparece nas coleções masculinas. Marcas como a West Coast e Mormaii usaram a cor para diversificar o portfólio de tons escuros, que sempre dominam os calçados para homens. “Nossa equipe de marketing e produto está sempre antenada às cores-tendências que estarão em alta nos próximos anos. Buscamos essas novidades porque sabemos que a maioria das apostas no masculinos são preto e branco. Como diferencial, sempre trazemos uma ou duas cores que serão tendência para nossos clientes e consumidores”, afirma Rafael Russo Rysdyk, gerente de Marketing da Dilly Sports, detentora das marcas. Segundo ele, os calçados cinza-claro atraíram os visitantes mais antenados às tendências de moda na BFSHOW. “Foi, muitas vezes, o primeiro calçado que pegavam”, finaliza.