Criada para ser a principal feira de calçados do Brasil, reunindo todos os polos e segmentos do setor, a Brazilian Footwear Show – BFSHOW anuncia que, há pouco menos de 60 dias da sua inauguração, está com 96% dos espaços de exposição comercializados com a presença das principais marcas do País. Das marcas confirmadas, mais de 100 estarão exclusivamente na BFSHOW, em Porto Alegre/RS. A feira promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e operacionalizada pela NürnbergMesse Brasil apresenta sua primeira edição entre os dias 21 e 23 de novembro, no Centro de Eventos FIERGS, na capital gaúcha.
Uma das grandes empresas confirmadas exclusivamente com a BFSHOW é a Vulcabras, de Parobé/RS. Conforme o CEO do grupo, Pedro Bartelle, a escolha pela mostra é estratégica para o fortalecimento do setor calçadista brasileiro. “A Vulcabras entende a importância de posicionar o Brasil, a tecnologia e a inovação no setor calçadista brasileiro. É a oportunidade de voltarmos a discutir a importância da maior indústria de calçados fora da Ásia, uma das mais sustentáveis do mundo”, comenta.
A PG4 Galleria, indústria de calçados masculinos de alto valor agregado de Franca/SP, também já garantiu presença exclusivamente na BFSHOW. O diretor da empresa, Giuliano Spinelli, destaca que as marcas líderes de cada segmento estarão na feira, o que a posiciona como a principal e mais atrativa feira de negócios para o setor no Brasil. “O foco será em negócios, então o lojista ou o importador que vir ao evento, estará no local certo para o seu abastecimento, pois vai encontrar as principais marcas, de todos os nichos, segmentos e polos”, avalia.
Representando um segmento que estará praticamente todo na BFSHOW, Carlos Mestriner, diretor da Klin, ressalta que a feira terá o melhor em calçados infantis brasileiros. “Temos certeza que vamos ver negócios de qualidade em uma feira diferenciada e preparada para posicionar o Brasil como um dos principais players mundiais do setor”, destaca.
Do segmento de calçados femininos confortáveis, o CEO da Usaflex, Sergio Bocayuva, é outro entusiasta do evento. “Em um mundo de constantes transformações, o setor calçadista aparece com muito potencial para a evolução. Para isso, é preciso uma feira nova, um novo modelo de negócios em mostras comerciais. A BFSHOW é a feira dos empresários calçadistas brasileiros que querem inovar, que querem apresentar um atendimento e serviço melhor ao seu cliente, que querem criar conexões de negócios de forma profissional e que querem expandir suas fronteiras”, diz.
União do setor
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que o sucesso da BFSHOW é fruto da união do setor calçadista nacional que, em sua grande parte, entendeu a importância de ter uma feira de nível internacional que reverta em investimentos para o próprio setor por meio de projetos e, não para uma empresa privada. “Prova disso é que mais de 90% das marcas que estarão na BFSHOW, estarão exclusivamente conosco e em nenhuma outra feira. Certamente, os compradores, tanto nacionais quanto internacionais que vierem para a mostra ficarão positivamente satisfeitos em encontrar as principais marcas de cada segmento em um ambiente todo preparado para a efetivação de negócios. Será um verdadeiro show do calçado nacional”, comenta.
Um dos destaques da primeira edição da BFSHOW é a união em prol do evento, com as empresas entendendo que se trata de uma ação conjunta de fortalecimento da atividade. Segundo Ferreira, a BFSHOW é um momento que marca a história da indústria calçadista. “Nesses mais de 130 anos de produção de calçados no Brasil, nunca tivemos uma feira realizada pelos próprios empresários e com foco total em negócios e transparência. Estamos vivendo um momento histórico, de união em prol do fortalecimento de todo o setor. Temos 16 sindicatos de indústrias de calçados de todo o Brasil apoiando a feira, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que é nosso parceiro oficial”, diz. A ApexBrasil é uma das apoiadoras na realização do Projeto Comprador da BFSHOW, que trará mais de 100 compradores internacionais de todos os continentes.
Novo modelo de feiras no Brasil
A NürnbergMesse Brasil, empresa promotora ligada ao grupo alemão NürnbergMesse responsável pela operacionalização da BFSHOW, reporta que mais de 10 mil compradores devem visitar a primeira edição da feira calçadista. “A BFSHOW já é um sucesso desde o seu anúncio. Seguindo uma tendência internacional das principais mostras, como a Micam Milano, que é promovida pela associação de calçadistas italianos, a feira foi criada pelo mercado e para o mercado, revertendo recursos para reinvestir no próprio setor por meio da sua associação de classe. É um novo modelo de feiras de calçados que está nascendo no Brasil”, comenta o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo.
O credenciamento para a primeira edição da BFSHOW está aberto no site https://bfshow.com.br/, local em que poderão ser consultadas as marcas já confirmadas e demais informações sobre o evento.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a operadora
A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, uma das 15 maiores empresas internacionais organizadoras de eventos do mundo. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, Estados Unidos, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.