A segunda edição da BFSHOW, feira de calçados que aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP, gerou otimismo para o segundo semestre de vendas da indústria calçadista. Com 318 marcas expositoras, a mostra recebeu mais de 9 mil pessoas, entre compradores brasileiros e de todos os continentes do mundo. A feira é uma realização da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a feira confirmou a projeção positiva de crescimento para o setor ao longo de 2024. “Neste ano, temos uma estimativa de crescimento entre 0,9% e 2,2%. O sucesso da feira, tanto em negociações com o mercado doméstico quanto externo, nos deixam mais otimistas e próximos da banda mais alta”, comemora o dirigente. Segundo ele, a BFSHOW demonstrou a força e união do setor calçadista brasileiro. “Tenho certeza de que esse setor, com todo o seu poder de resiliência, tem potencial para crescer ainda mais. Precisamos de melhores condições de competitividade, pois somos produtivos e competentes no que fazemos. A realização da BFSHOW comprova isso”, acrescentou.
Para o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, a feira, já na sua segunda edição, se consolida como a maior do País. “Não somos nós que estamos dizendo, são os expositores, lojistas e importadores presentes. A vinda da feira para São Paulo, com uma melhor infraestrutura e logística facilitada para receber milhares de compradores com conforto e conveniência é um diferencial que está fortalecendo o evento como um dos principais do mundo e dando o devido reconhecimento à indústria calçadista brasileira”, destaca. O executivo diz, ainda, que somente no primeiro dia, a feira bateu toda a visitação alcançada na primeira edição. “E não foi somente volume, tivemos qualidade. As pessoas que vieram, vieram focadas em negócios”, avalia.
Injeção de ânimo
A BFSHOW foi uma verdadeira injeção de ânimo para a indústria calçadista nacional, ainda muito abalada com o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul, maior exportador e segundo principal produtor de calçados do Brasil. A palavra de ordem, para as 56 marcas gaúchas participantes da BFSHOW foi resiliência. Com dificuldades logísticas, já que o aeroporto de Porto Alegre foi duramente atingido pelas enchentes e só deve reabrir em setembro, muitos vieram por aeroportos alternativos ou até mesmo de ônibus e vans até São Paulo. “O setor calçadista gaúcho mostrou uma força que impressionou a todos aqui na BFSHOW. Tenho convicção de que, até o final de maio, mais de 90% da produção de calçados no Rio Grande do Sul estará normalizada”, projeta o presidente-executivo da Abicalçados.
Uma das expositoras gaúchas é a Sugar Shoes, de Picada Café/RS. Produzindo as marcas Coca-Cola Shoes, Diversão, Aramis e Street, o grupo esteve na BFSHOW apresentando suas coleções de Primavera-Verão. Segundo a diretora Rodaika Diel, a feira surpreendeu positivamente, pois além de uma grande movimentação, gerou negócios in loco com compradores de todo o Brasil e de parte do mundo. “Os compradores elogiaram, além dos produtos apresentados, a estrutura da feira e o fato de estar localizada em São Paulo, o que facilita a logística para a visitação”, avalia. Ela conta, ainda, que um grande grupo argentino, que tinha visita agendada na fábrica e não conseguiu ir em função das enchentes, esteve na feira e fechou negócios. “Estamos muito felizes e ansiosos para a edição de novembro”, conclui.
A Pampili, indústria de calçados infantis de Birigui/SP, também estava satisfeita com o evento. A coordenadora de Negócios Internacionais da empresa, Lismeire da Silva Santos, pouco parou de atender compradores, principalmente de fora do País. “Olhando o cenário de retração do mercado internacional, a feira se torna ainda mais relevante e com resultados acima do esperado”, diz. Segundo ela, a logística da feira, em São Paulo, facilitou muito a visitação de grandes players internacionais. “Abrimos três novos mercados internacionais aqui, da Costa Rica, Chile e Iemên, além de receber clientes tradicionais, principalmente da América Latina”, conta, ressaltando que o trabalho de matchmaking (serviço que cruza demanda com oferta de produtos), realizado pela Abicalçados, facilitou bastante as negociações, tornando a BFSHOW um evento com total foco nos negócios. O diretor da empresa, Sérgio Andreazzi, corrobora a opinião da profissional, destacando que a feira está recuperando o prestígio das mostras nacionais do setor. “A segunda edição da BFSHOW deu um passo, um passo largo, em relação à sua primeira edição. Tenho certeza de que a próxima edição, no Novo Anhembi, será ainda melhor. Estaremos lá e precisaremos de um espaço ainda maior”, avalia.
Força coletiva
No estande coletivo de Nova Serrana, que reuniu 60 marcas do polo calçadista mineiro em um espaço de mais de 1,2 mil metros dentro do Transamerica Expo Center, a Stir era outra empresa satisfeita com os resultados alcançados, principalmente no mercado interno. “Recebemos uma grande visitação de compradores brasileiros, principalmente do mercado de São Paulo, que absorve 45% das nossas vendas”, comenta Conrado Lacerda, do departamento comercial. Segundo ele, o agrupamento do polo mineiro em um único espaço potencializou ainda mais a participação. “Na próxima feira, teremos ainda mais marcas. Quem não veio, vai querer vir”, conclui.
Mercado internacional
Além da grande visitação de compradores de todas as regiões do Brasil, a BFSHOW contou com uma expressiva presença de importadores de todos os continentes. Conforme a promotora, foram mais de 60 países credenciados. Via esforço conjunto realizado pela Abicalçados, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – por meio do programa Brazilian Footwear – e NürnbergMesse Brasil, foram trazidos ao Brasil mais de 150 compradores internacionais de 98 grupos. “Somando com os compradores estrangeiros que vieram por conta própria, devemos ultrapassar três centenas de importadores”, conta a gerente de Negócios e Relacionamento da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli.
O comprador do grupo Armando Company, do Kuwait, Daniel Krayem, destaca que a feira uniu a organização com lançamentos em acordo com as principais tendências do mercado mundial. “Fizemos ótimos contatos que certamente irão gerar negócios futuros. Tivemos uma grande facilidade para encontrar os calçados que precisávamos em função da disposição por segmentos”, avalia.
Nos próximos dias, a Abicalçados e a NürnbergMesse Brasil divulgarão as cifras das negociações realizadas pelos compradores trazidos pela BFSHOW.
Ajuda RS
Como não poderia ser diferente, a feira também foi palco para a solidariedade aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A feira espalhou tótens com QR para realização de pix para o Movimento Próximos Passos RS, que está captando recursos financeiros que serão direcionados à reestruturação das condições de vida das famílias calçadistas impactadas.
Mudança para SP
Fato bastante comemorado durante a segunda edição da BFSHOW, a vinda para a capital paulista tornou-se definitiva. “ A feira finca raízes em São Paulo. Na próxima edição, o evento será ainda maior, realizado no Novo Distrito Anhembi, um espaço que recebeu investimento de mais de R$ 500 milhões e está totalmente preparado para receber um evento da magnitude da BFSHOW com conforto, segurança e logística facilitada”, anuncia Picolo. A próxima edição da feira acontece entre os dias 11 e 13 de novembro de 2024.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a operadora
A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, uma das 15 maiores empresas internacionais organizadoras de eventos do mundo. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, Estados Unidos, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.